Biologia Computacional e Sistemas - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biologia computacional e sistemas

  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

Apresentação


O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (PGBCS/IOC/Fiocruz), criado em 2007, credenciando com conceito 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), está alocado na área Interdisciplinar da Capes. O Programa é voltado para profissionais de nível superior oriundos de cursos nas áreas de ciências exatas, ciências da saúde ou ciências biológicas, interessados no estudo de problemas biológicos em diferentes escalas e níveis de complexidade no âmbito da biologia computacional e da biologia de sistemas. O Programa apresenta três Áreas de concentração: Biologia molecular estrutural; Genômica funcional, evolução e filogenômica; e Sistemas de informação e métodos matemáticos, estatísticos e computacionais.

A PGBCS difere-se dos demais Programas de Pós-graduação Stricto sensu da Fiocruz, na medida em que sua proposta é maximizar as interações e colaborações entre as áreas das ciências biológicas, engenharia e exatas, visando à formação interdisciplinar dos alunos. O potencial do Programa concentra-se no hibridismo de seu perfil. A diversidade de orientadores potencializa a geração de projetos e colaborações com um componente de inovação.

Espera-se que os mestres e doutores formados pela PGBCS sejam capazes de compreender e ter senso crítico em relação à produção científica em biologia computacional e sistemas; manter uma visão abrangente e interdisciplinar, tanto sobre a sua área de atuação como sobre as áreas científicas correlacionadas; conduzir pesquisa científica inovadora e de excelência; formular, planejar, desenvolver e avaliar projetos de pesquisa, novas metodologias e produtos, para atuar na pesquisa ou setor produtivo; preparar e redigir artigos científicos com vistas à publicação em revistas qualificadas e na área de atuação do Programa.
 

*Atualizado em 07/04/2014.

Confira a galeria de imagens do Programa, com fotos cedidas pelos docentes e discentes

Voltar ao topoVoltar