Biologia Computacional e Sistemas - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biologia computacional e sistemas

<none>

Portuguese English Spanish
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

Disciplinas


Conheça as disciplinas oferecidas a cada semestre pelo Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). 
 

INSCRIÇÕES EM DISCIPLINAS DAS PÓS-GRADUAÇÕES STRICTO SENSU DO IOC

1º SEMESTRE DE 2024

Período de inscrição para alunos regulares do IOC: 23/01/2024 a 29/01/2024

Período de inscrição para alunos externos: 31/01/2024 e 01/02/2024

As inscrições em disciplinas deverão ser realizadas através do sistema acadêmico SIGA para alunos matriculados no PGBCM, PGBP, PGMT e PGBS ou SIEF para alunos matriculados no PGEBS, PGBCS e PGVCV nos prazos estabelecidos. Não serão aceitas inscrições fora do prazo.

Terão prioridade os alunos regularmente matriculados nos Programas de Pós-Graduação Stricto sensu do IOC, em que as disciplinas serão oferecidas. Nos casos em que a disciplina tenha vagas excedentes, segue a ordem de prioridade:  alunos regularmente matriculados nos demais Programas de Pós-Graduação do IOC, da FIOCRUZ e por último aluno de outras Instituições de Ensino Superior.

PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS PARA ALUNOS REGULARES DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU DO IOC:

Período de Inscrição: 23/01/2024 a 29/01/2024

 

INFORMAÇÕES GERAIS:

A inscrição em disciplinas, efetuada por meio do SIGA ou do SIEF, é de inteira responsabilidade do aluno, devendo ser guiada pelo currículo do curso e pelas indicações do orientador, respeitando-se os prazos do calendário acadêmico.

Algumas disciplinas possuem pré-requisitos e critérios para serem cursadas. Portanto, antes da inscrição, é fundamental verificar as informações na ementa de cada uma, disponível nos Sistemas Acadêmicos SIGA e SIEF.

IMPORTANTE manter os dados atualizados nos Sistemas Acadêmicos SIGASS e SIEF, as comunicações serão realizadas exclusivamente através do e-mail informado. 

EFETIVAÇÃO DA INSCRIÇÃO EM DISCIPLINA: a efetivação da inscrição na disciplina poderá ser consultada, no SIGA na aba Histórico e no SIEF estará disponível para consulta no menu Dados Pessoais, aba Grade Curricular.

Até uma semana antes do início da disciplina, os alunos com matrícula efetivada receberão mensagem eletrônica com informações adicionais da disciplina. Em caso de não recebimento, o aluno deverá entrar em contato por e-mail (disciplina@ioc.fiocruz.br).

O aluno deve ficar atento as disciplinas em que há pré-requisitos.

CENTRO DE ESTUDOS: a inscrição no Centro de Estudos deverá ser realizada, SOMENTE após a participação do número de sessões obrigatórias, conforme o regulamento do Programa. Acessível em: www.ioc.fiocruz.brPara validação de crédito é necessário preencher o formulário disponível na página do seu programa e enviar a sua PG.

CANCELAMENTO DE DISCIPLINAS: O cancelamento de disciplina poderá ser realizado até (quinze) 15 dias antes do início da disciplina. A solicitação deverá ser enviada para o endereço eletrônico disciplina@ioc.fiocruz.br, informando: nome completo, número de matrícula, programa de ensino e nome da disciplina a ser cancelada.

Após o início da disciplina, o aluno deverá enviar para endereço eletrônico disciplina@ioc.fiocruz.br,  com anuência do orientador e do coordenador da disciplina.

Para acessar o Sistema de Acadêmico SIEF:

Alunos matriculados no PGEBS, PGBCS e PGVCV

No período de inscrições, o aluno deverá acessar o Sistema de Acadêmico SIEF – https://sief.fiocruz.br/ o acesso pode ser realizado com Gov.BR, Login Único Fiocruz ou e-mail, em caso de dificuldades entrar em contato com o atendimento whatsapp: 21 96523-0064.

No MENU “serviço – inscrição em disciplina”.

O sistema irá carregar a tela informando as disciplinas obrigatórias e eletivas ofertadas no semestre, em abas diferentes. O aluno deve selecionar uma ou mais disciplinas e clicar no botão “realizar inscrição em disciplina”.

Os pedidos de inscrição em disciplinas serão autorizados ou não, com status “Aguardando de Acordo”, dependendo do número de vagas ofertadas para a disciplina, pré-requisito, ordem de solicitação de pedido de inscrição, e/ou processo de seleção, avaliada pelo Coordenador da Disciplina, conforme os seguintes critérios:

  • Alunos que dependem da disciplina para completar o total de créditos necessários para admissão na defesa de tese, dissertação ou equivalente;
  • Seleção a critério da Coordenação.

Para acompanhar a situação da autorização a consulta deverá ser realizada na aba Inscrição em Disciplina Após autorização Coordenador da Disciplina, a disciplina estará disponível para consulta no menu Dados Pessoais, aba Grade Curricular.

 

PROCEDIMENTO DE INSCRIÇÃO EM DISCIPLINAS PARA ALUNOS EXTERNOS
Período de Inscrição: 31/01/2024 e 01/02/2024
São considerados alunos externos, com matrícula ativa em curso de Pós-graduação Stricto sensu:
Alunos dos Programas de Pós-Graduação do IOC, cuja disciplina não é oferecida para o seu programa;
Alunos dos Programas de Pós-Graduação de outras Unidades da Fiocruz;
Alunos dos Programas de Pós-Graduação de outras Instituições de Ensino.
Para os alunos regularmente matriculados em Programas do IOC não é necessário enviar documentação, apenas preencher o formulário disponível no link de inscrição (Clique aqui).
Os alunos de outras Instituições, deverão preencher o formulário disponível no link de inscrição (Clique aqui) e obrigatoriamente anexar a documentação exigida abaixo:
•declaração de matrícula de curso de pós-graduação; (caso tenha aprovação no processo seletivo nas PGs do IOC envie comprovante da aprovação)
•cópia de documento de identidade e cópia do CPF.
Esta ação caracteriza apenas o pedido de inscrição na disciplina. O aluno deve aguardar a confirmação da efetivação da matrícula, caso não receba até uma semana antes do período previsto para início da disciplina, o aluno deverá entrar em contato por e-mail (disciplina@ioc.fiocruz.br).
A declaração de participação será emitida pela Secretaria Acadêmica, após a entrega da pauta pela coordenação da disciplina. Em caso de dúvidas entre em contato pelo endereço eletrônico documentacao@ioc.fiocruz.br.
OBS.: Alunos ouvintes, ou seja, não matriculados em disciplinas, não receberão declaração. 

*Atualizado em 26/01/2024

Voltar ao topoVoltar