11/02/2015
As atividades do ‘Curso Internacional de Bioimageamento por Microscopia Automatizada’, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), acontecem até sexta-feira, 13 de março. Para atender à demanda, o número de vagas foi ampliado.
As palestras e aulas programadas para o horário da manhã são ministradas no auditório do Pavilhão Leônidas Deane, sem a necessidade de inscrição, porém limitadas à lotação do auditório. Já as atividades do período da tarde, permanecem na sala A9 do mesmo pavilhão e são destinadas aos participantes previamente inscritos.
O evento discute os principais conceitos de microscopia automatizada para análise de células humanas, organismos modelo e parasitos, e destaca aspectos práticos e teóricos da tecnologia conhecida como HCA (High Content Analysis). O curso conta com a presença dos professores convidados Paul Andrews, do UK National Phenotypic Screening Centre, no Reino Unido; Debora Levy, da Universidade de São Paulo; Lee Kamentsky, do Broad Institute, dos Estados Unidos; Ross Paveley, da School of Hygiene & Tropical Medicine, no Reino Unido, e Caio Haddad Franco, do Laboratório Nacional de Biociências. Além dos pesquisadores do IOC Floriano Paes, Rafael Dantas, Mario Roberto Senger e Claudia Calvet.
O Pavilhão Leônidas Deane fica na sede da Fundação, em Manguinhos, na cidade do Rio de Janeiro (Av. Brasil, 4.365). A capacitação acontece de 2 a 13 de março. Para mais informações, acesse o site http://www.ioc.fiocruz.br/labecfar/curso-hcs/.