CALENDÁRIO ACADÊMICO 2025.2 - Documento contém períodos e prazos para inscrições em disciplinas, início do segundo semestre letivo.
:: Solicitação de Declarações
Através do formulário acima, poderá solicitar as seguintes declarações:
Declaração de Matrícula: Documento emitido para alunos regularmente matriculados nos Programas e Cursos do IOC. Prazo de 7 dias úteis.
Histórico Parcial: Documento emitido para alunos regularmente matriculados nos Programas e Cursos do IOC. Prazo 15 dias úteis.
Declaração de Participação em Disciplina Isolada: Documento emitido para inscritos em disciplinas isoladas ofertadas pelos Programas do IOC, na condição de aluno externo ao Programa. O prazo da declaração pode variar de acordo com a liberação das notas e frequências pelo docente/coordenador da disciplina.
Declaração de Conclusão: Documento emitido para egressos dos Programas e Cursos do IOC. A emissão do documento está condicionado à entrega da versão definitiva do TCC/dissertação/tese. Prazo de 15 dias úteis
Histórico Escolar: Documento emitido para egressos dos Programas e Cursos do IOC. A emissão do documento está condicionado à entrega da versão definitiva do TCC/dissertação/tese. Prazo 30 dias úteis (após a entrega da versão final da tese/dissertação)
Outros documentos/declarações em língua estrangeira: Esta solicitação será avaliada, fique atento às comunicações por e-mail para atendimento. O prazo será definido após avaliação da solicitação.
:: Formulário de matrícula
Preenchimento obrigatório no ato da matrícula.
:: Formulário de Cadastro no Centro de Estudos
Para validação de crédito na disciplina Centro de Estudos o discente deverá entregar o formulário na Secretaria Acadêmica, preenchido e assinado comprovando participação das 15 palestras obrigatórias para discente dos Programas de Pós-graduação Stricto sensu e 10 palestras obrigatórias para discentes dos Programas de Pós-graduação Lato sensu.
:: Formulário de Seminário Discente
Para validação de crédito na disciplina Seminário Discente o discente deverá entregar o formulário na Secretaria Acadêmica, preenchido e assinado comprovando participação, conforme Regimento da PG para validação.
:: Ficha catalográfica:: Ficha catalográfica
O aluno deve seguir as orientações do Manual e utilizar o Sistema de Geração de Ficha Catalográfica da Rede de Bibliotecas Fiocruz, para gerar a ficha catalográfica de seu trabalho através do preenchimento dos campos do formulário, no formato de arquivo PDF (Portable Document Format), disponível para download e/ou impressão.
:Procedimentos de defesa
Ao atingir, no máximo, 22 meses no mestrado ou 46 meses no doutorado, o(a) aluno(a) deve iniciar o processo de agendamento da defesa de sua Tese/Dissertação/TCC, seguindo as etapas abaixo:
1ª Etapa – Pré-agendamento
Com pelo menos 60 dias de antecedência, reserve o local para a defesa enviando um e-mail ao Núcleo de Reservas: reservaensino@ioc.fiocruz.br.
2ª Etapa – Preenchimento do Formulário Eletrônico
Com no mínimo 45 dias de antecedência, preencha o formulário de solicitação de agendamento de defesa, informando o local/link repassado pelo Núcleo de Reservas e os dados completos da banca examinadora.
Atenção: Leia atentamente as instruções antes de preencher o formulário. Verifique cuidadosamente o nome completo e o vínculo institucional de cada membro da banca. Essas informações são fundamentais para a elaboração da documentação da sua defesa.
3ª Etapa – Revisão das Informações e envio da Versão preliminar da Tese/Dissertação/TCC
Após o preenchimento do formulário, você receberá um e-mail automático contendo um anexo PDF com todas as informações que foram fornecidas. Ao receber este e-mail, revise cuidadosamente todos os dados, conferindo linha por linha.
Preste atenção especial às informações relacionadas à composição da banca examinadora, certificando-se de que:
Além da revisão dos dados, neste mesmo momento você deverá fazer o envio da Versão Preliminar da sua Tese/Dissertação/TCC.
Para isso, responda diretamente ao e-mail automático que você recebeu, anexando o arquivo da Versão Preliminar, e certifique-se de que está respondendo a todos os endereços de e-mail que estão copiados (em "Cc").
Atenção: Se o título da Tese/Dissertação/TCC incluir alguma formatação específica (como itálico, negrito, sublinhado etc.), este é o momento de informar a versão correta do título, destacando claramente a formatação desejada.
4ª Etapa – Aguardar Aprovação
Com todas as informações revisadas e corretas, aguarde o retorno da secretaria da Pós-Graduação com a aprovação da banca e a autorização para realização da defesa.
:: Termo de Autorização para publicação de teses e dissertações
O aluno tem 90 dias para entrega da versão final da dissertação ou tese, após a data de defesa. É obrigatória a entrega na Secretaria Acadêmica de 1 (uma) encadernação em espiral da dissertação ou tese, versão digital gravada em CD e do Termo de Autorização para Publicação de Teses e Dissertações.
:: Manual de Normalização dos Trabalhos Acadêmicos
O Manual de Normalização dos Trabalhos Acadêmicos da Fundação Oswaldo Cruz visa oferecer aos estudantes – e a outros membros da comunidade acadêmica da Fiocruz – um conjunto de orientações referentes à organização e padronização de trabalhos acadêmicos. O documento resulta de um trabalho coletivo que envolveu representantes de diferentes unidades da Fiocruz, contando com a participação de trabalhadores especializados, como os da biblioteconomia e da gestão acadêmica. O uso do modelo não é obrigatório.
:: Formulário de Solicitação de Recursos
Os Programas dispõem de recursos orçamentários para financiamento de atividades ligadas à formação discente, tais como participações em Congressos Nacionais e Internacionais, cursos de formação, trabalhos de campo, entre outros.
A solicitação será analisada pela coordenação do Programa conforme critérios de concessão das agências de fomento e específicos de cada programa. A solicitação deve ser enviada com, no mínimo, 30 dias de antecedência da data do evento.
É de responsabilidade do aluno/docente acompanhar as tratativas por e-mail.
Em caso de dúvidas entrar em contato através do e-mail projetos.ensino@ioc.fiocruz.br
:: Validação de Disciplinas, via SIEF.
Se a disciplina foi cursada em Programas da FIOCRUZ (ex.: BP ou ENSP):
1. Acesse: Serviços > Contabilizar Créditos > Atividades na Fiocruz
2. Preencha os campos obrigatórios.
3. Anexe a Declaração da Disciplina e, se necessário, a Ementa (caso não esteja na Declaração).
Se a disciplina foi cursada em Programas de outras Instituições (ex.: UFF ou UFRJ):
1. Acesse: Serviços > Contabilizar Créditos > Atividades externas à Fiocruz
2. Preencha os campos obrigatórios.
3. Anexe a Declaração da Disciplina e, se necessário, a Ementa (caso não esteja na Declaração).
Após isso, a solicitação será avaliada pela Coordenação do Curso e homologada pela Secretaria no sistema.
Observações Importantes:
>> A solicitação deve ser realizada pelo próprio discente via SIEF.
>> A contabilização de créditos do Mestrado Acadêmico para alunos de doutorado deve seguir o Regulamento do Programa.
:: Aproveitamento dos Créditos do Mestrado, via SIEF
Mestrado em UNIDADES DA FIOCRUZ
1. Acesse: Serviços > Contabilizar Créditos > Atividades na Fiocruz
2. Preencha os campos conforme abaixo:
>> Unidade: selecione a unidade de origem do mestrado
>> Tipo de atividade: escolha “Outros”
>> Período: selecione o semestre da defesa (se não conseguir deixar em branco)
>> Conceito: A
>> Número de créditos: consultar carga horária definida no Regulamento da PG
>> Carga Horária: consultar carga horária definida no Regulamento da PG
>> Curso: nome do PPG onde obteve o título de mestre/a (Ex: Mestrado em Biotecnologia)
>> Anexe os documentos comprobatórios, diploma de mestrado e histórico em arquivo único em PDF
Mestrado em OUTRAS IES
1. Acesse: Serviços > Contabilizar Créditos > Atividades externas à Fiocruz
2. Preencha os campos conforme abaixo:
>> Nome da Atividade: Mestrado (nome do PPG onde obteve o título de mestre/a)
>> Instituição: nome da instituição onde foi realizado o mestrado
>> Conceito: A
>> Número de créditos: consultar carga horária definida no Regulamento da PG
>> Carga Horária: consultar carga horária definida no Regulamento da PG
3. Anexe os documentos comprobatórios, diploma de mestrado e histórico em arquivo único em PDF
Após o preenchimento, a solicitação será avaliada pela Coordenação do Curso e, em seguida, homologada pela Secretaria no sistema.
:: Critérios para Acúmulo de Bolsa - Orientações CGE Adequações PPG - Portaria 133 CAPES
Atualizado em 28/04/2025
Instituto Oswaldo Cruz - Secretaria Acadêmica - Avenida Brasil, 4.365, Pavilhão Arthur Neiva - Manguinhos
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