Biologia Computacional e Sistemas - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biologia computacional e sistemas

<none>

Portuguese English Spanish
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

08/05/2018

Seminário comemora dez anos da Pós-graduação em Biologia Computacional e Sistemas


Maíra Menezes

Para comemorar dez anos de fundação, o Programa de Pós-graduação em Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) realizará um seminário no dia 16/05. O evento vai abordar a expansão do campo para atuação dos profissionais formados na área, além das conquistas e desafios da primeira década do curso. “O Programa foi criado para responder à demanda crescente por recursos humanos especializados em bioinformática. Hoje, observamos que a geração e a análise de dados da bioinformática e da biologia computacional estão presentes nas mais diversas pesquisas”, afirma a pesquisadora Ana Carolina Ramos Guimarães, coordenadora do curso.

O seminário comemorativo contará com a participação de dois alunos egressos: a primeira doutora formada na Pós-graduação, Anna Beatriz Robottom Ferreira, que hoje atua como bioinformata na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e o ganhador da categoria Interdisciplinar do Prêmio Capes de Tese do ano passado, Raphael Tavares da Silva, atualmente pós-doutorando da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O ex-coordenador da área Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) Pedro Pascutti também será um dos palestrantes.

Em uma década, a Pós-graduação em Biologia Computacional e Sistemas formou 47 mestres e 34 doutores. No ano passado, o curso teve o conceito elevado para 5 na avaliação da Capes, o que corresponde a um índice muito bom. Além disso, pela primeira vez, o programa submeteu uma tese ao Prêmio Capes de Tese, obtendo o 1º lugar na categoria Interdisciplinar. “Esses reconhecimentos atestam a qualidade do Programa, que é resultado do esforço de todos os profissionais envolvidos com a Pós-graduação ao longo da última década”, comenta Ana Carolina.

O evento será realizado no Auditório Emmanuel Dias, no Pavilhão Arthur Neiva, no campus da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em Manguinhos. 

Programação:
09:00 - Abertura
10:30 - Anna Beatriz Robottom Ferreira, primeira egressa de doutorado do Programa e atual analista em Ciência Avançada Aplicada na Embrapa
11:00 - Raphael Tavares da Silva - vencedor da categoria Interdisciplinar do Prêmio Capes de Tese 2017 e atual pós-doutorando da UFMG
14:00 - Coordenação atual e coordenações anteriores do Programa
15:00 - Pedro Pascutti, ex-coordenador da Área Interdisciplinar da Capes
16:00 - Representante dos alunos
17:00 - Encerramento e confraternização

Voltar ao topoVoltar