Biologia Computacional e Sistemas - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biologia computacional e sistemas

<none>

Portuguese English Spanish
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

17/08/2015

Inscrições abertas para o Programa de Estágio de Docência


Estão abertas, até o dia 07 de setembro, as inscrições para o Programa de Estágio de Docência do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). O objetivo da iniciativa, criada pela Vice-Direção de Ensino, Informação e Comunicação do IOC, é aperfeiçoar a formação dos estudantes de Pós-graduação Stricto sensu do Instituto no quesito docência. Para se inscrever, clique aqui.

Do Laboratório à sala de aula

O Programa de Estágio de Docência realizou, no final de junho, a primeira avaliação dos alunos inscritos. Com cinquenta minutos para ministrar uma aula sobre qualquer tema ligado à disciplina lecionada na universidade parceira, os 27 estudantes puderam apresentar suas aptidões ao magistério e aprimorar o conhecimento adquirido nos cinco meses de cumprimento da disciplina. “Fazer parte deste programa foi importante não apenas por me colocar em contato com alunos de graduação e com a rotina de sala de aula, mas também por estreitar relações com as universidades, situação que antes não existia no Instituto”, explicou Vanessa Melandri, doutoranda da Pós-graduação em Biodiversidade e Saúde.

O coordenador do Programa e pesquisador do Laboratório de Inflamação do IOC, Vinícius Frias, chamou a atenção para a desenvoltura didática dos estudantes durante as apresentações. “A oportunidade que estes alunos tiveram nas universidades conveniadas contribuiu bastante para a formação docente deles. Isso pôde ser percebido nas aulas apresentadas”, comentou.

Já a vice-diretoria de Ensino, Informação e Comunicação do Instituto, Elisa Cupolillo, apontou a realização da Semana como a consolidação do Programa de Estágio de Docência no Instituto. “A iniciativa foi pensada como uma alternativa à ausência da atividade de docência na formação dos nossos alunos. Participar da banca de avaliação me fez ter certeza de que escolhemos o caminho certo”, comemorou a vice-diretora.

De acordo com Milton Moraes, pesquisador do Laboratório de Hanseníase do IOC que também atuou como avaliador, a interação com os graduandos das universidades conveniadas contribuiu para que os estudantes do Programa assimilassem o conteúdo aprendido na Pós-graduação Stricto sensu de outra maneira. “Para passar adiante um conceito assimilado é preciso ter segurança no conhecimento que se tem. Acho que nossos alunos ganharam muito neste sentido”, destacou Moraes, enfatizando que: “a relação com profissionais de outras instituições favorece o surgimento de novas redes de interação, ponto relevante tanto para os alunos quanto para o IOC”.

Voltar ao topoVoltar