10/09/2013
Vanessa Sol
Iniciativa é fruto de parceria entre o Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas do IOC e a Universidade Drexel, nos Estados Unidos
Uma cooperação entre o Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e a Universidade Drexel, na Filadélfia (Estados Unidos), promoverá o intercâmbio de conhecimento entre os alunos das duas instituições. Estabelecida por meio do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas do IOC, a parceria foi iniciada, no final de 2012, com a realização do Curso Internacional em Biologia de Sistemas, promovido pelo Programa. A Universidade Drexel é reconhecida por sua sólida atuação no campo da biologia computacional, área de grande relevância no desenvolvimento de pesquisas em ciências exatas e biológicas.
Coordenador do Programa e chefe do Laboratório de Bioquímica de Proteínas e Peptídeos do IOC, Floriano Paes Silva Junior explica que o próximo passo após a formalização da cooperação será a formação da primeira turma. “A previsão é de que o ingresso ocorra por meio de chamadas de seleção em fluxo contínuo. Depois de um ano como aluno no Programa, os discentes poderão cursar as disciplinas na Universidade Drexel por um período de nove a 12 meses, durante o prazo de conclusão do doutorado. A ideia é que, nesse estágio inicial, os alunos vão para Drexel na forma de doutorado sanduíche. A mesma dinâmica será aplicada aos alunos que ingressarem na Universidade Drexel”, descreve. Os estudantes desenvolverão os projetos de pesquisa em co-orientação com um pesquisador da instituição parceira. “Com essa dinâmica, os alunos poderão obter o diploma de doutorado conjunto concedido pelas duas instituições”, completa.
De acordo com Floriano, a expectativa é que novas cooperações internacionais sejam firmadas. “Esta é uma cooperação inédita para o Instituto. Nossa proposta é de que parcerias semelhantes a esta sejam estabelecidas com outras universidades internacionais”, explica o pesquisador.
O Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Biologia Computacional e Sistemas pretende utilizar as bolsas do Programa Ciências Sem Fronteiras, desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), para subsidiar as necessidades de deslocamento dos estudantes.O uso das bolsas do Programa Ciência Sem Fronteiras (CSF/CNPq) pelos estudantes selecionados ainda poderão resultar em um incremento das bolsas de doutorado regulares do Programa. Para cada bolsa do CSF utilizada por período maior ou igual que 9 meses, o Programa ganhará uma bolsa de doutorado. Também há a expectativa que professores da Universidade Drexel venham ao Brasil através do Programa de pesquisador visitante especial do Programa Ciência Sem Fronteiras.