10/09/2013
Vanessa Sol
Plataforma de Bioinformática, mantida pelo Instituto Oswaldo Cruz, atualiza bancos de dados científicos de acesso público
Os bancos de dados de sequências e estruturas de proteínas que ficam hospedados na Plataforma de Bioinformática do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) acabam de ser atualizados. No processo, conhecido como ‘espelhamento’, os bancos de acesso público podem ser utilizados gratuitamente pelas comunidades científicas nacional e internacional, o que demonstra a importância das informações serem replicadas de outros de bancos de dados na Plataforma do IOC. Os dados atualizados incluem: GenBank, Protein DataBase, Conserved Domain Database, UniVec, Gene Ontology (Lite), Taxonomy, Uniprot e Kegg.
Segundo o coordenador da Plataforma de Bioinformática e chefe do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do IOC, o pesquisador Alberto Martín Rivera Dávila, a iniciativa é importante porque agiliza o acesso às informações científicas. “Do ponto de vista técnico, a utilização de espelhos dos bancos de dados mais usados pela comunidade científica, em que é feita a replicação integral das informações na Plataforma de Bioinformática do IOC, mostra-se fundamental porque acelera o acesso aos dados contidos nesses bancos e, consequentemente, agiliza o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica”, destaca o pesquisador.