Biologia Computacional e Sistemas - IOC

Programa de pós-graduação stricto sensu em biologia computacional e sistemas

<none>

Portuguese English Spanish
  • Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Início do conteúdo

10/09/2013

Bancos de dados de bioinformática recebem atualização


Vanessa Sol

Plataforma de Bioinformática, mantida pelo Instituto Oswaldo Cruz, atualiza bancos de dados científicos de acesso público

Os bancos de dados de sequências e estruturas de proteínas que ficam hospedados na Plataforma de Bioinformática do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) acabam de ser atualizados. No processo, conhecido como ‘espelhamento’, os bancos de acesso público podem ser utilizados gratuitamente pelas comunidades científicas nacional e internacional, o que demonstra a importância das informações serem replicadas de outros de bancos de dados na Plataforma do IOC. Os dados atualizados incluem: GenBank, Protein DataBase, Conserved Domain Database, UniVec, Gene Ontology (Lite), Taxonomy, Uniprot e Kegg.

Segundo o coordenador da Plataforma de Bioinformática e chefe do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do IOC, o pesquisador Alberto Martín Rivera Dávila, a iniciativa é importante porque agiliza o acesso às informações científicas. “Do ponto de vista técnico, a utilização de espelhos dos bancos de dados mais usados pela comunidade científica, em que é feita a replicação integral das informações na Plataforma de Bioinformática do IOC, mostra-se fundamental porque acelera o acesso aos dados contidos nesses bancos e, consequentemente, agiliza o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica”, destaca o pesquisador.

 

 

Voltar ao topoVoltar